Como proteger seu celular contra vírus

Com o crescimento das vendas de celulares e smartphones nos últimos anos, nota-se também, o crescimento de pessoas que tem seus smartphones e celulares infectados por vírus.

Estudos realizados apontam que apenas 4% dos donos desses aparelhos utilizam qualquer tipo de software de proteção contra vírus. Segundo a G-Data, consultoria especializada em segurança, a cada 18 segundos um novo programa malicioso ou vírus é criado para tentar furtar dados por meio de celulares. O maior alvo dos hackers são as contas bancárias.

Nos três primeiros meses de 2015 foram identificados mais de 450 mil amostras de malware criados para atingir usuários de sistema Android. E esse número não para de crescer! Metade dos vírus criados são usados para roubar dinheiro do usuário.

virus-android
Os aparelhos infectados acabam se tornando uma arma poderosa e espalhando ainda mais o vírus. Proteger seu aparelho celular ou smartphone evita a entrada de vírus e de futuros problemas com roubos de senha e identidade. A maioria dos programas maliciosos espalhados na rede podem ser baixados no Google Play, segundo a empresa Eset.

Os criminosos criam falsos aplicativos e jogos que tem a capacidade de infectar seu aparelho. Alguns jogos realmente funcionam, porém enquanto executados, roubam seus dados.

Um aplicativo que prometia ensinar truques para o popular “Minecraft” infectou certa de 600 mil aparelhos.

Jogos como “Cowboy Adventure” e “Jump Chess” tiveram atividades criminosas detectadas. Então é necessário um cuidado maior ao baixa-los.

Confira algumas dicas para não ser pego de surpresa:

– Use um antivírus no seu celular. Você deve ter, com o seu aparelho móvel, o mesmo cuidado que tem com seu computador. Procure não abrir qualquer anexo que receber no seu e-mail e tome cuidado com as mensagens MMS.  Não abra arquivos anexos recebidos de remetente desconhecido.

virus-smartphone

– Nunca abra links suspeitos! Cuidado ao clicar em links que recebe nos grupos de Whatsapp ou Facebook. Algumas pessoas podem ter sido infectadas e estão repassando o link sem ter consciência disso. Questione quem enviou, sobre do que se trata o link e só posteriormente abra-o.

– Tenha cuidado ao baixar novos aplicativos.  Procure baixá-los apenas de lojas legítimas, procure ler os comentários para garantir que o produto seja limpo e não vá causar problemas no seu smartphone.

– Não coloque seu cartão de memória em outro celular. Se você utilizar seu cartão em um aparelho infectado o vírus será transmitido para o seu aparelho quando você colocar o cartão de volta.

– Deixe a sua conexão Bluetooth sempre como “invisível”. Alguns vírus podem acessar seu sistema via Bluetooth. Esses casos são mais difíceis porém é sempre melhor prevenir. O primeiro vírus passado por Bluetooth foi identificado em 2004. Ele não rouba informações do aparelho, porém acaba rapidamente com a bateria do celular. Os vírus atuais de Bluetooth são mais perigosos, eles desativam os aparelhos além de roubarem todas as informações neles contidas.

– Tem um Iphone e achou que estava livre? Pois você não está! Você também deve proteger seu iPhone contra malware e outros vírus. Escolha um antivírus entre os mais conhecidos e de confiança. Programas como McAfee Enterprise Mobility Management da Trust Digital, Lookout Mobile Security e Snap Secure App além de manterem seguro seu iPhone também fazem um backup dos seus dados importantes e permitem desligar seu aparelho e apagar seus arquivos caso ele tenha sido roubado.

iphone-antivirus

– Se você tiver um BlackBerry utilize o programa BullGuard Mobile Security, ele oferece uma interface online fácil de usar e permite administrar sua proteção antivírus e cópias de segurança da informação do seu celular ou seu computador.

O mais importante é sempre escolher um antivírus que oferece uma proteção de verdade.  Ter consciência do perigo é o primeiro passo. Alguns antivírus além de oferecerem proteção, oferecem também rastreamento e bloqueio do celular se roubado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *