Dicas para economizar combustível

Com a alta dos preços dos combustíveis e a crise instalada no Brasil você também deve se desesperar cada vez que vai abastecer seu carro. Em alguns lugares do Brasil o litro da gasolina chega a custar R$4,00 e do Etanol R$3,20.

Alguns decidiram abandonar o carro, outros compraram uma bicicleta, e alguns de nós insiste em não abandonar nosso querido carro, então fui atrás de algumas dicas que podem ajudar a economizar combustível e assim, colaborar para uma pequena economia mensal.

Já começo dizendo: Não existe mágica! Dirigir do jeito certo, fazer a manutenção do seu veículo em dia e escolher o posto certo na hora de abastecer são os ingredientes certos para economizar combustível. Uma atitude simples como calibrar seus pneus semanalmente, pode dar uma grande diferença de consumo no fim do mês.
Conversamos com alguns especialistas e separamos algumas dicas para te ajudar a economizar seu dinheiro nas próximas paradas no posto de gasolina, confira:

– Excesso de velocidade: Acredite respeitar os limites de velocidade além de te pouparem o stress de receber uma multa fará seu carro economizar! Um carro consome 20% mais combustível quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h.

– Alinhe seu veículo: Manter o alinhamento do seu carro em dia é fundamental para que suas rodas não se arrastem. O alinhamento é fundamental para a aerodinâmica do seu automóvel.

– Não ande na banguela: Por favor, não reproduza esse costume ultrapassado de andar com o carro em ponto morto nas descidas. Deixe seu carro engrenado nas descidas, dessa forma a injeção eletrônica percebe que não é preciso aceleração e corta o combustível, e isso gasta menos. E lembrando que andar com o carro engrenado é questão de segurança, pois o carro aproveita o freio-motor.

– Desligue o ar condicionado: Sei que tem dias que o calor fica insuportável e não tem como manter desligado o ar condicionado. Porém em dias com temperaturas mais amenas é possível dirigir com o ar desligado. Estudos mostram que dirigir com o ar condicionado ligado o tempo todo aumenta o consumo de combustível em 20%. Se você estiver em uma velocidade baixa, na cidade por exemplo, compensa dirigir com as janelas abertas.

– Feche os vidros: Se você estiver a mais de 80km/h procure fechar os vidros. Assim você melhora a aerodinâmica do carro. Janelas abertas permitem maior fluxo de ar e aumenta a resistência aerodinâmica. Em velocidade constante, seu consumo aumentará em 10%. Na estrada compensa mais usar o ar-condicionado ligado do que deixar os vidros abertos.

– Realize manutenção dos filtros: Não arrume desculpas para não fazer essa manutenção. Os filtros de ar e de combustível tem prazo para ser trocados, obedeça! Em caso de entupimento você terá problemas, pois isso interfere na mistura de ar e combustível, o que fará seu carro gastar mais, visto que a mistura será feita de forma errada.

– Abasteça em um posto de qualidade: Nada pode ser pior do que utilizar gasolina ou etanol adulterados. Gasolina com querosene e etanol com água podem, além de aumentar o consumo do carro, acabar com a injeção eletrônica por conta da composição errada. Procure sempre abastecer em postos de confiança e que apresentem selos da ANP.

– Procure manter seu veículo original: Antes de sair por ai comprando aerofólios, rodas fora do padrão do veículo e suportes consulte um especialista. Alguns desses itens influenciam na aerodinâmica e no consumo de combustível do carro.

– Tire o excesso de peso do porta-malas: Não fique andando com excesso de carga. Quanto mais pesado seu carro estiver, mais força e energia ele gasta para andar. Por exemplo: 50kg a mais equivalem a 1% de aumento de consumo.

– Faça as trocas de marcha na hora certa: Saber qual é a hora certa de colocar as marchas influencia muito no consumo. Não abuse do conta-giros, procure ler o manual do proprietário do seu carro para saber qual é a hora certa de realizar as trocas. Um carro a 30km/h não pode estar na 5ª marcha, por exemplo. Assim como você não pode estar a 140km na terceira marchar. Nos dois exemplos estará gastando mais do que o necessário.

– Calibre seus pneus: Como eu disse no inicio do texto, a calibragem correta dos pneus pode mudar muito o consumo do seu carro. Não deixe de fazê-la sempre que possível. Siga as orientações da montadora do seu veículo e utilize a pressão correta. Provavelmente há um adesivo em algum lugar do seu carro que aponte qual a pressão que você deve utilizar. Pneus calibrados trazem economia de até 20% no consumo.

Quer saber o que desperdiça mais combustível? Veja abaixo:

1. Pneus murchos (17,8% a mais de gasto);
2. Excesso de peso (10,8%);
3. Janelas abertas (9,3%);
4. Velas gastas (7,5%);
5. Filtro de ar entupido (6,2%);
6. Rodar no ponto morto (5,2%)

E aí, vai começar a economizar por onde primeiro? Eu procuro sempre acompanhar quantos km meu carro faz com um tanque completo de combustível, quando vejo que há alguma discrepância nos valores não deixo de procurar meu mecânico. Eu uso alguns aplicativos que ajudam a economizar combustível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *