Você sabe quanto precisa caminhar para começar a perder peso?

Andar é um dos primeiros exercícios que aprendemos. E é impossível calcular quantos quilômetros andamos em nossa vida. Com o tempo, entretanto, tendemos a sentar mais, a nos imobilizar mais. Seja por questões de saúde, como a artrose ou a osteoporose ou simplesmente por questões genéticas, à medida que o tempo passa perdemos os benefícios da caminhada.

Por isso, é importante manter um ritmo de caminhada para não perdermos esse costume com o tempo.  Além disso, caminhar emagrece até mesmo as pessoas que não fazem dietas ou exercícios mais elaborados nas academias. Além dos benefícios estéticos do emagrecimento, caminhar ajuda a tonificar os músculos e melhora nossa saúde de forma geral, pois ajuda a melhorar o funcionamento de vários sistemas de nosso organismo ao mesmo tempo.

Benefícios da caminhada para emagrecer

Veja como aproveitar todos os benefícios da caminhada para emagrecer. A quantidade de calorias que serão queimadas durante um período de caminhada depende do peso da pessoa e do ritmo escolhido para se exercitar. Estima-se que uma pessoa que anda a 4 km/h queimaria aproximadamente 400 calorias.  Nesse sentido, considera-se que num ritmo normal, a cada quilômetro, consome-se 100 calorias. Para aproveitar melhor os benefícios da caminhada também é importante traçarmos objetivos para que possamos reconhecer (e celebrar) melhor os nossos resultados.

Por isso, um incentivo muito interessante pode ser o uso de um pedômetro. O que é um pedômetro? O pedômetro é um aparelho, geralmente na forma de pulseira, que conta a quantidade de passos que você dá durante o dia. A ideia de usar o pedômetro é que você possa aumentar sua motivação para caminhar, à medida que vence as metas que vai se colocando. Além disso, verificar o pedômetro irá incentivá-lo a aumentar seu ritmo ou distância.

Se você notar que não é capaz de perder peso e apenas mantê-lo, basta aumentar sua distância ou velocidade diária. Veja uma forma simples de usar a função de contagem do pedômetro:

  • Para queimar 100 calorias, você precisa caminhar 1 km ou 2,000 passos.

Ou seja, para perder 0,5Kg por semana, você precisa queimar 500 calorias por dia. O que equivale a 10.000 passos todos os dias. Tenha em mente que essa conta não está levando em consideração nenhum tipo de dieta, apenas os benefícios da caminhada.

Veja algumas dicas sobre como adicionar 10.000 à sua rotina diária:

  • Procure estacionar o carro no local mais distante dos estacionamentos e caminhe.
  • Ao sair do ônibus, opte por saltar ponto anterior ao seu destino e caminhe.
  • Use as escadas sempre que puder.
  • Para obter os melhores benefícios da sua caminhada, certifique-se de manter a postura adequada.
  • Caminhe rapidamente: Olhe para frente quando estiver caminhando.
  • Dê passos longos.
  • Caminhe de forma ereta, sem se projetar para frente.
  • Aperte os glúteos.

Aplicativos para te auxiliar na caminhada

Existem alguns aplicativos criados exatamente para que você faça uma caminhada perfeita. Seja ela para perda de peso, ou para manter a saúde e bem estar. Confira os aplicativos mais famosos quando o assunto é esse:

Nike Run Club

Também conhecido como NRC o app auxilia quem deseja começar a correr e caminhar. Oferece treinos totalmente personalizados e vários planos de treinamentos feitos pela Nike. Se você não sabia por onde começar, com o NRC ficou fácil. Supere seus próprios recordes todos os dias! Baixe aqui.

Nike Run Club

iPhone Saúde

O app Saúde ajuda a entender melhor sua saúde e começar a busca pelos seus objetivos. Ele organiza os dados de apps do iPhone, Apple Watch e de terceiros, mostrando todo o seu progresso em um mesmo lugar. Ele também recomenda outros apps úteis, aprimorando ainda mais os cuidados com a sua saúde. O app é Saúde da Apple já vem integrado ao sistema operacional.

Este aplicativo faz com que você entenda melhor sobre sua saúde e consiga traçar uma estrada até seu objetivo. Ele realiza a organização de todos os dados dos aplicativos seu dispositivo Apple e mostra seus progressos. Além disso ele oferece recomendações de apps úteis, que colaboram para melhorar ainda mais sua saúde.

iPhone Saúde

RunKeeper

Com o app RunKeeper você terá seu smartphone transformado em um personal trainer. Ele monitora sua corrida, caminhada, seus rolês de bike, suas trilhas e tudo mais o que você precisar, usando apenas o GPS.

Runtastic Corrida e Caminhada

O Runtastic foi feito para monitorar tudo o que você faz de exercícios através do GPS. Ele te auxilia na construção de novos hábitos saudáveis e faz com que fique mais fácil alcançar seus objetivos.

Google Fit

Você consegue realizar qualquer atividade sem nenhum esforço. Se você caminha, corre ou pedala durante o dia pode usar o app tanto no relógio Android Wear como no seu celular. Tudo fica registrado com o Google Fit.

MapMyRun

Como todos os outros aplicativos citados acima, o MapMyRun é um app de rastreamento fitness que utiliza o GPS do seu celular para acompanhar todos os seus exercícios e atividades. Ele grava dados do seu treino (como: duração, distância, ritmo, velocidade, calorias perdidas e rota perseguida).

MapMyRun

Para iniciar seu treinamento comece com uma rotina de caminhada de 3 dias da semana, de 15 a 20 minutos por dia. Aumente esse ritmo gradualmente, até chegar à rotina de caminhada de 30 a 60 minutos por dia. Também existem vários benefícios de caminhar após o jantar. Agora que você já sabe como começar e como manter a sua motivação, foque nos seus objetivos e aproveite os benefícios da caminhada.

One thought on “Você sabe quanto precisa caminhar para começar a perder peso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *